Sustentabilidade e ESG: B3 lança novo guia para orientar empresas

A publicação está em sua 3ª edição e oferece um material prático e didático para auxiliar as companhias na jornada para inserir critérios ambientais, sociais e de governança corporativa na gestão de seus negócios

A Bolsa de Valores do Brasil (B3) lançou nesta quinta-feira, 29 de setembro, o guia “Sustentabilidade e Gestão ASG: Como Começar, Quem Envolver e O Que Priorizar”, que busca compartilhar com todas as empresas conhecimentos, reflexões e caminhos para a adoção de melhores práticas nessa agenda.

A publicação é uma atualização das edições lançadas em 2011 e 2016 e mostra, de forma clara e didática, como a sustentabilidade e o ESG (sigla em inglês que se refere a fatores Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa no contexto da gestão empresarial, usada também como ASG, em português) estão mudando o mundo dos negócios.

A obra identifica 14 passos rumo à sustentabilidade, com orientações para auxiliar as companhias no processo de incorporação dessa agenda, sendo essa uma orientação geral que pode ser traduzida a cada empresa de maneira focada quando seus temas materiais são observados.

Talk-show na Exposibram discute os desafios do ESG na mineração

Em relação aos guias de 2011 e 2016, que traziam 13 passos, a edição atual adiciona um novo tema à jornada: a agenda de Investimento Social Privado que, em diversas companhias, evoluiu de trabalhos pontuais junto às comunidades onde as empresas estão inseridas para uma ação sistêmica, profissionalizada e, por vezes, capilarizada, com estratégias de médio e longo prazo orientando a forma de atuação.

Evolução dos conceitos

O guia apresenta a evolução dos conceitos de Sustentabilidade e ESG ao longo do tempo, a importância de inciativas para a adoção de padrões globais de divulgação de informações e o papel das bolsas de valores na inserção dessas questões no mercado de capitais, com o incentivo de atores institucionais como os Princípios para o Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês).

“Quando o mercado ainda não falava em ASG, a B3 já se posicionava como indutora do investimento responsável no Brasil, incentivando a transparência nas corporações e criando benchmarks que se tornaram base para a oferta de produtos financeiros sustentáveis”, escreve Marcelo Seraphim, Head do PRI Brasil, no prefácio do guia.

ONU pede novo acordo global para acelerar os ODS

“Na B3, temos uma estratégia de sustentabilidade baseada em três pilares: ser uma companhia alinhada às melhores práticas internamente, induzir boas práticas ESG no mercado e fortalecer o portfólio de produtos e serviços ESG. Como parte do nosso papel de indução, a nova edição do Guia de Sustentabilidade foi desenvolvida para compartilhar informações, sensibilizar e engajar as empresas sobre a importância da adoção dessa agenda em seus negócios”, diz Ana Buchaim, diretora executiva de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da B3.

O guia pode ser acessado neste link.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*